sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Restantes especies de tragopans

Apresento-vos as duas restantes espécies de Tragopans, que compõe o Generus Tragopan.
A primeira foto é um tragopan de Blyths (Tragopan blythii) originário do sudoeste da Índia, no estado de Nagaland e em Burma, em montanhas inacessíveis onde é muito difícil estimar a sua população. Em cativeiro existem alguns exemplares, mas devido ao reduzido número de animais, a população encontra-se muito consanguínea e sem muitas esperanças, se não houver entrada de sangue novo para reavivar a população existente.
A segunda foto é de um Tragopan de hastings ou ocidental (Tragopan melanocephalus), chama-se ocidental pois é a espécie deste género que habita mais a ocidente de todas as 5 espécies.
Este tragopan vive nas montanhas do este da Índia, mais propriamente em Himachal pradesh e no vizinho Paquistão. Os Indianos chamam-lhe "JUJURANA" que significa "ave rei" sendo um dos símbolos desta região Indiana.
Este Tragopan não se encontra na avicultura ocidental, sendo o único local onde existem aves em cativeiro Himanchal pradesh, num centro de recuperação para animais selvagens. Existe um projecto para a tentativa de reprodução deste tragopan em cativeiro, mas os resultados são muito escassos.